Iniciado em 1970, o Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFV está avaliado com nota 6 (seis) pela CAPES, uma das notas “exclusivas para programas que ofereçam doutorado com nível de excelência, desempenho equivalente ao dos mais importantes centros de ensino e pesquisa, alto nível de inserção internacional, grande capacidade de nucleação de novos grupos de pesquisa e ensino e cujo corpo docente desempenhe papel de liderança e representatividade na respectiva comunidade”.

No Mestrado, a aspiração de obter a formação pós-graduada é atendida em um conjunto de disciplinas nas quais se aprofundam os conhecimentos sobre as bases da ciência e, também, pela oportunidade de familiarização com o método científico.

No Doutorado, a proposição é a de formar líderes na ciência, com uma visão abrangente e profunda da realidade da área de conhecimento, capazes de antecipar as tendências e influir no curso da ciência e de suas aplicações tecnológicas.

O Programa tem entre os seus objetivos propiciar oportunidade de formação qualificada para estudantes com talento, que ambicionem o domínio de uma área de conhecimento específica e de seus métodos de investigação científica. Está orientado para que o estudante possa desenvolver atitudes de valorização do trabalho interdisciplinar e em equipe. Assim, a independência intelectual e a familiaridade com a literatura em Microbiologia, bem como a habilidade para comunicar, em texto e oralmente, os resultados e conclusões da pesquisa são requisitos demandados do corpo discente para a conclusão dos cursos.

Manter e desenvolver a excelência, preservar a justiça, a ética e promover a diversidade em sua população de estudantes são compromissos dos professores do Programa.