No dia 29 de setembro de 2017 aconteceu o Biomaker Battle, realizado pelo Biominas Brasil, evento voltado para a ideação e prototipagem de statups e empresas de base tecnológica de ciências da vida. “O Biomaker Battle é um desafio científico para projetos e pesquisas em ciências da vida, na criação de soluções inovadoras nas áreas de saúde humana, meio ambiente, agronegócios e saúde digital. O evento ocorreu na incubadora de empresas Centev.

A Shaw Bioinformatics, startup de análise de dados genômicos, surgiu a partir da demanda de mercado de análise de dados complexos, seus co-fundadores sao alunos de programas de pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa, dois do programa de pós-graduação em microbiologia agrícola e outro da fitotecnia.

Os integrantes da Shaw participaram das oficinas propostas com destaque e ao término da batalha ficou classificada em segundo lugar! “Foi o nosso primeiro evento como startup, o segundo lugar para uma empresa de dois meses, representa todo o nosso potencial e impacto pelo modelo de negócio proposto” comenta Conrado Vieira, CEO da Shaw Bioinformatics.

Após edições em Belo Horizonte, Viçosa e Diamantina, os três primeiros colocados de cada edição serão reunidos para uma última disputa de pitches na FINIT, a feira mais inovadora da América Latina. A FINIT 2017 comportará a segunda Campus Party Minas Gerais, repleta de atividades para os campuseiros mineiros; a Arena de Negócios, conectando grandes empresas e startups; a Arena Experience, promovendo atividades de divulgação científica; e a Arena Criativa, ambiente dedicado à criatividade e inovação. “Irmos para a FINIT sinaliza que a Shaw está no caminho certo e possui um futuro promissor” disse Thiago Paula, CFO da Shaw. “A FINIT como essência tem uma forte vertente em inovação e tecnologia, ideologias que vão de encontro com a missão da Shaw” completou Tomás Veloso, CIO.

A Shaw bioinformatics irá participar da disputa final, onde será coroada a equipe campeã estadual dentre nove startups de Minas Gerais que ganharam as etapas regionais. O evento ocorrerá entre os dias 31 de outubro e 04 de novembro de 2017 na EXPOMINAS em Belo Horizonte/MG.

Fonte: Departamento de Comunicação Shaw Bioinformatics

FIG 1: Co-fundadores da Shaw Bioinformatics,  da esquerda para a direita: Tomás Veloso (CIO), Thiago Paula (CFO) e Conrado Vieira (CEO).

FIG 2: Equipe Shaw participa das oficinas do Biomaker Battle, validando o modelo de negócio com uma simulação da demanda do mercado.

FIG 3: Membros da equipe Biominas orientaram as oficinas para as Startups presentes no Biomaker Battle.

FIG 4: Umas das metodologias adotadas durante o evento foi o Camvas, estratégia para contextualizar a Shaw frente o mercado.

FIG 5: Participantes da edição regional de Viçosa do Biomaker Battle promovido pela Biominas Brasil. Crédito: Biominas Brasil