Docentes

Cynthia Canêdo Da Silva
Cynthia Canêdo Da Silva
Áreas de Atuação:
Genética Molecular e de Microrganismos, Ecologia Molecular, Citogenética
E-mail:
ccanedo@ufv.br ccanedosilva@yahoo.com.br
Lattes

Professora adjunta do Departamento de Microbiologia na Universidade Federal de Viçosa-MG. Graduada com bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas, e mestre em Microbiologia Agrícola, ambos títulos obtidos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e em 2012, finalizou um pós-doc vinculado ao CPQBA/UNICAMP financiado pela Petrobrás. Atua na área de Microbiologia Ambiental, Ecologia Microbiana e Metagenômica, com ênfase na caracterização, monitoramento taxonômico e funcional da microbiota de amostras ambientais como solo, efluentes industriais e água de produção de petróleo.

Denise Mara Soares Bazzolli
Denise Mara Soares Bazzolli
Áreas de Atuação:
Genética Molecular e de Microrganismos, Biologia e Fisiologia dos Microrganismos, Microbiologia Agrícola
E-mail:
dbazzolli@ufv.br dbazzolli@gmail.com
Lattes

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (1997), mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999), doutorado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e pós-doutorado em Genética Molecular de Patógenos Bacterianos pela Imperial College London, Reino Unido. Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa, lotada no Departamento de Microbiologia. Atualmente é diretora do Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária – Bioagro/UFV (05/2019 a 05/2027) e coordenadora do Laboratório de Genética Molecular de Bactérias (LGMB/ Bioagro).Tem experiência na área de Genética Molecular e de Microrganismos, suas pesquisas são direcionadas no estudo do resistoma de patógenos bacterianos; na tipagem molecular e no estudo da regulação da expressão gênica de bactérias patogênicas de animais (estudo de pequenos RNAs reguladores e vesículas extracelulares) e desenvolvimento de novas estratégias vacinais e diagnóstico/ monitoramento de resistência a antimicrobianos em e para suínos e isolamento e caracterização genética de actinobactérias, do gênero Streptomyces spp. e bactérias predadoras – Myxococcus spp. de solo com ênfase na descoberta de novos compostos bioativos para o controle de patógenos bacterianos e fúngicos de interesse médico e agropecuário, além de participar ativamente na divulgação e uso do modelo alternativo Galleria mellonella em substituição ao uso de animais em pesquisa em acordo com a ação mundial 3Rs – Substituição (Replacement), Redução (Reduction) e Refinamento (Refinement) do uso de animais em atividades de pesquisa e em colaboração com pesquisadores da Imperial College London. Apresenta colaboração estreita com pesquisadores da Imperial College London, University of Portsmouth e da London School of Hygiene and Tropical Medicine.

Hilário Cuquetto Mantovani
Hilário Cuquetto Mantovani
Áreas de Atuação:
Biologia e Fisiologia dos Microrganismos, Microbiologia de Anaeróbios, Microbiologia do Rúmen
E-mail:
hcm6@ufv.br
hcmantovani@gmail.com
Lattes

Engenheiro agrônomo e Mestre em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Doutor em Microbiologia pela Cornell University, com Pós-Doutorado no U.S. Dairy Forage Research Center (USDA-ARS). Professor Titular do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Viçosa e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFV (2011-2016). Foi Membro (2014) e Coordenador (2015-2016) da Câmara de Assessoramento de Ciências Biológicas e Biotecnologia – CBB da FAPEMIG. Coordena e participa de projetos de colaboração internacional e atua como assessor científico de diversas agências de fomento (FAPEMIG, CNPq, FAPESP, CAPES, BBSRC, UKRI) e como revisor de periódicos nacionais e internacionais. Atua na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia e Fisiologia dos Microrganismos, Ecologia Microbiana e Microbiologia do Rúmen. Tem como interesses de pesquisa o estudo da microbiota associada com o desenvolvimento, saúde e desempenho animal, trabalhando principalmente com os seguintes temas: estratégias alternativas ou complementares aos antimicrobianos e aditivos utilizados na produção animal; microbioma do trato gastrintestinal de ruminantes e monogástricos; identificação, caracterização e aplicações de peptídeos antimicrobianos; sinergismo de moléculas bioativas; agentes anti-virulência; mecanismos de resistência a antibióticos; genética, fisiologia e ecologia de anaeróbios.

José Guilherme Prado Martin
José Guilherme Prado Martin
Áreas de Atuação:
Microbiologia de alimentos, higiene de alimentos, boas Práticas de fabricação de alimentos, biofilmes bacterianos, tecnologia de produtos lácteos, antimicrobianos em produtos naturais
E-mail:
guilherme.martin@ufv.br
Lattes

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP. Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela ESALQ/USP. Pós-doutoramento realizado no Agriculture and Food Development Authority (TEAGASC), Irlanda, com participação no projeto APC Microbiome Ireland (UCC), sob supervisão do Dr. Paul Cotter (Programa Capes Print Edital 41/2017). Professor Adjunto do Departamento de Microbiologia da UFV. Idealizador e Coordenador do Laboratório de Microbiologia de Produtos Fermentados (FERMICRO/UFV). É orientador de Doutorado e Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFV (Conceito Capes 7). Coordenador do Grupo de Pesquisas em Microbiologia de Alimentos Fermentados da UFV e colaborador do Grupo de Pesquisas em Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É um dos fundadores e coordenadores do Centro de Referência em Bioprocessos da UFV. Pesquisador colaborador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Leveduras (CNPq). Coordenador do Grupo de Estudos em Microbiologia Agrícola (NEMA/UFV). Editor do livro “Microbiologia de Alimentos Fermentados” (Editora Blücher, 2022), primeiro livro didático em português dedicado à microbiologia da fermentação de alimentos. Editor do livro “Trending topics on fermented foods”, publicado pela Editora Springer Nature (2024). Criador e curador do projeto de ciência itinerante “Fermenta Móvel” (Programa de Apoio a Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e a Espaços Científico-Culturais/CNPq). Coordenador dos perfis em redes sociais @fermicro.ufv para fins de divulgação científica. Jurado técnico em concursos nacionais e internacionais de alimentos e bebidas fermentadas. Principais linhas de pesquisa, com ampla interface em atividades de ensino e extensão: prospecção de microrganismos de alimentos fermentados para aplicação industrial, influência da microbiota nas características físico-químicas, sensoriais e funcionais de alimentos fermentados, design de alimentos fermentados inovadores e desenvolvimento de protótipos com finalidade educacional na temática de alimentos fermentados.

Luciano Gomes Fietto
Luciano Gomes Fietto
Áreas de Atuação:
Bioquímica, Biologia Molecular,
Sinalização Celular, Biotecnologia

E-mail:
lgfietto@ufv.br

Lattes

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto, MG (1996). É Doutor em Bioquímica e Biologia Molecular pelo Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (2001), onde sob a Orientação da Profa. Dra. Suely Lopes Gomes obteve excelente formação em métodos de clonagem molecular e estudo do controle da expressão gênica. Em 2002 ingressou como Recém-Doutor no Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (NUPEB). Desde 2006 é professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em 2019 desenvolveu atividades como professor visitante na Universitè Laval, com o apoio financeiro da CAPES (88887.321682/2019-00), trabalhando em cooperação com o grupo de pesquisa do Professor Richard Belanger. Atualmente é professor titular do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV e as atividades de pesquisa são conduzidas no Laboratório de Biotecnologia Molecular onde os trabalhos estão direcionados para o estudo da resposta a estresses em plantas e leveduras.

Marcos Rogério Tótola
Marcos Rogério Tótola
Áreas de Atuação:
Microbiologia Aplicada, Microbiologia e Bioquímica do Solo, Microbiologia Ambiental e do Petróleo, Ecologia Microbiana
E-mail:
totola@ufv.br totolaufv@gmail.com
Lattes

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1984), mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1993), doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e Pós-Doutorado pela University of Arizona (2002). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Ecologia Microbiana, Microbiologia Ambiental e do Petróleo e Microbiologia dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Biorremediação, Recuperação Avançada de Petróleo Melhorada por Microrganismos, Acidulação Biogênica e Biocorrosão Induzida por Microrganismos na Indústria do Petróleo e Gás Natural, Indicadores Microbiológicos de Qualidade de Solos e Biossurfactantes. 

Maria Catarina Megumi Kasuya
Maria Catarina Megumi Kasuya
Áreas de Atuação:
Microbiologia Aplicada, Microbiologia e Bioquímica do Solo, Microbiologia Agrícola, Micorrizas, Cogumelos comestíveis e medicinais
E-mail:
mkasuya@ufv.br catarinakasuya@gmail.com
Lattes

Agronomia (UFV – 1983), MS em Microbiologia Agrícola (UFV – 1988) e DS em Agricultura (Universidade Hokkaido -1995). Iniciou sua carreira como docente da UFV em 1986 e atualmente é professora titular no Departamento de Microbiologia. Agraciada com a Medalha de Ouro Peter Henry Rolfs do Mérito em Pesquisa no ano de 2020. Publicou mais de 150 artigos em periódicos especializados e apresentou mais de 330 trabalhos em eventos científicos. Co-autora em 15 capítulos de livros e editou 4 livros. Orientou estudantes do ensino médio (27 BICjunior), de graduação (72 IC), MS (34 orientaçõese 32 co-orientações), DS (20 orientações e 12 co-orientações), e supervisionou pós-docs (16 supervisões).Participou de mais de 85 projetos de pesquisa financiados, dos quais coordenou mais da metade. Coordenou projetos internacionais / cooperação com a Universidade de Hokkaido – Japão, Universidade de Lisboa – Portugal, Universidade de Laval – Canadá e Museu Nacional de História Natural de Paris, França; com os quais obteve financiamento nacional e ,ou Internacional. Foi coordenadora do Núcleo de Microscopia e Microanálise (2007-2010) e diretora do Bioagro (2012 -2016). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (2018- 2021), foi membro da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual CPPI (NIT – UFV) a partir de 2015 e de 2019 a 2021 foi presidente. Foi membro do Conselho Administrativo da Funarbe, como representante do conselho técnico de Pesquisa da PPG (de 2019 a 2021). Os principais trabalhos na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo. As principais linhas de pesquisa são as associações micorrízicas, diversidade microbiana e a produção de cogumelos. Aposentada desde 2022, está atualmente como professora colaboradora do Departamento de Microbiologia da UFV.

Maria Cristina Dantas Vanetti
Maria Cristina Dantas Vanetti
Áreas de Atuação:
Microbiologia Aplicada, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Microbiologia de Alimentos
E-mail:
mvanetti@ufv.br cdvanetti@hotmail.com
Lattes

Graduou-se em Engenharia e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1978), concluiu o mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1982) e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade microbiológica de alimentos, patógenos de origem alimentar, atividade proteolítica e lipolítica em psicrotróficos contaminantes de leite e produtos lácteos, comunicação célula-célula (quorum sensing) em bactérias Gram-negativas.

Marisa Vieira De Queiroz
Marisa Vieira De Queiroz
Áreas de Atuação:
Genética Molecular e de Microrganismos, Microbiologia, Fitossanidade
E-mail:
mvqueiro@ufv.br mvqueiro@hotmail.com
Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas – Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985), mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela ESALQ/USP (1988) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela ESALQ/USP (1993). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Genética e Biotecnologia, com ênfase em Genética Molecular e de Microrganismos, bases moleculares da interação patógeno-hospedeiro, controle de fitopatógenos, produção de enzimas e promoção de crescimento vegetal por microrganismos.

Marliane de Cássia Soares da Silva
Marliane de Cássia Soares da Silva
Áreas de Atuação:
Microrganismos na produção de mudas
Microrganismos da planta do café
Cogumelos comestíveis: produção e enriquecimento com mineraisE-mail:
marliane.silva@ufv.br
Lattes

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa. Com Mestrado e Doutorado em Microbiologia Agrícola, com parte do doutorado realizado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa-Portugal. É professora Adjunta do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV).Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: fungos micorrízicos arbusculares, fungos ectomicorrízicos, bactérias fixadoras de nitrogênio, microrganismos associados às plantas como aliados do processo de recuperação ambiental em áreas degradadas e áreas sob processo de revegetação, microrganismos associados ao eucalipto, micropropagação, enzimas e estresse oxidativo, enriquecimento de cogumelos com selênio e lítio, microrganismos do solo e fruto de café visando aumentar a qualidade da bebida do café, produção de cogumelos em resíduos agroindustriais, biodisponibilidade de selênio, Biologia celular e molecular (PCR, DGGE, Metagenômica e sequenciamento de nova geração). Participa também de Projetos de extensão universitária e popularização da ciência. Atualmente co-orienta diversos estudantes de graduação, mestrados e doutorado, além de atuar em vários projetos de pesquisa.

Mateus Ferreira Santana
Mateus Ferreira Santana
Áreas de Atuação:
Biologia de população de fitopatógenos, elementos transponíveis em fungos fitopatogênicos
E-mail:
mateusferreirasantana@yahoo.com.br
Lattes

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (2007), possui mestrado (2009) e doutorado (2013) em Microbiologia Agrícola. É professor Adjunto do Departamento de Microbiologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é coordenador do Curso de Ciências Biológicas da UFV. Tem experiência na área de Genética e Genômica de Microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: uso de ferramentas de ecologia reversa para entendimento de interações microbianas, bactérias de crescimento lento, isolamento e utilização de microrganismo como bioinsumos de interesse agropecuário, análise genômica e molecular de bactérias, análise de elementos genéticos móveis e seu papel na adaptação e evolução dos microrganismos patogênicos e não patogênicos. Tem interesse também nas áreas, marcadores moleculares e análise de variabilidade genética.

Maurício Dutra Costa
Maurício Dutra Costa
Áreas de Atuação:
Microbiologia e Bioquímica do Solo, Associações Micorrízicas, Ciclagem de Nutrientes
E-mail:
mdcosta@ufv.br mauducos@gmail.com
Lattes

Graduou-se em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 1990. Concluiu o mestrado (1995) e o doutorado (2002) em Microbiologia Agrícola na mesma universidade. Em 2010, realizou estágio pós-doutoral no Institut Nationale de la Recherche Agronomique (INRA-Nancy, França). Atualmente é Professor Titular da UFV. Tem experiência em Microbiologia e Bioquímica do Solo. Desenvolve atividades de pesquisa e ensino nos seguintes temas: Microbiologia do Solo, Ecologia Microbiana, Geomicrobiologia, Interações Planta-Microrganismo, Associações Micorrízicas, Microrganismos Promotores do Crescimento Vegetal, Microrganismos Solubilizadores de Minerais e Ciclagem de Nutrientes. Orienta estudantes de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em Microbiologia Agrícola e Fitotecnia da UFV.

Olinto Liparini Pereira
Olinto Liparini Pereira
Áreas de Atuação:
Micologia, Microbiologia e Bioquímica do Solo, Fitopatologia
E-mail:
oliparini@ufv.br

Lattes
⠀⠀

Possui graduação em Agronomia (1999), mestrado em Microbiologia Agrícola (2001), doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e pós-doutorado em taxonomia e filogenia molecular de fungos no Westerdijk Fungal Biodiversity Institute (ex-CBS/KNAW Fungal Biodiversity Centre) (2017). Tem experiência na área de Fitopatologia e Microbiologia Agrícola, com ênfase em Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia e filogenia molecular de fungos filamentosos, Etiologia de doenças fúngicas de plantas, Biodiversidade fúngica em ecossistemas brasileiros e Micologia aplicada ao desenvolvimento de bioinsumos agrícolas. É professor Titular do Departamento de Fitopatologia da UFV e atuou como membro da Comissão Coordenadora do curso de Agronomia da UFV de 2006 a 2013. Atuou/atua como editor de seção das revistas: Revista Brasileira de Ciência do Solo (seção Microbiologia do Solo/Micorrizas), Tropical Plant Pathology (seção Etiologia/Micologia), Sydowia (seção Fungal Systematics and Evolution) e Fungal Systematics and Evolution (seção Fungal Plant Pathogens). Foi chefe do Departamento de Fitopatologia da UFV de 2015 a 2019. É orientador de mestrado e doutorado em 2 Programas de Pós-graduação na UFV, Fitopatologia (PPGFito) e Microbiologia Agrícola (PPGMBA), ambos com conceito 7 (CAPES). É membro do conselho curador internacional em taxonomia de fungos do Faces of Fungi – Mushroom Research Foundation/Mae Fah Luang University (desde 2014) (http://www.facesoffungi.org/) e do banco de dados taxonômicos de sequências do UNITE – Unified system for the DNA based fungal species linked to the classification (desde 2013) (https://unite.ut.ee/). Foi agraciado em 2014 com a Medalha Carlos Luis Spegazzini conferida a cada quatro anos pela International Mycological Association (IMA), ao Micologista da América Latina que tenha se destacado por suas contribuições na área (http://www.ima-mycology.org/awards/young-mycologist-award). Foi elencado em 2021 no ranking Top 10.000 Scientist da América Latina, divulgado pelo AD Scientific Index. Foi Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Micologia (gestão 2019-2024) e atualmente é Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE) (desde 2020). h-index: 35.

Poliane Alfenas Zerbini
Poliane Alfenas Zerbini
Áreas de Atuação:
Genética, Genética da Interação Planta Patógeno, Genomica Funcional, Virologia Molecular, Transformação de Plantas e Análise de Transgênicos
E-mail:
palfenas@ufv.br
Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (2000), mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Foi bolsista de Pós Doutorado Júnior no laboratório de Virologia Vegetal Molecular da Universidade Federal de Viçosa (2006-2008) e bolsista PRODOC no programa de Microbiologia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (2008-2012). Atualmente é professora no Departamento de Microbiologia na Universidade Federal de Viçosa. No período de julho de 2022 a agosto de 2023 esteve em licença sabática na University of California, Berkeley. Principal área de atuação é em Ecologia de vírus, Vírus que infectam micro-organismos fitopatogênicos, utilização dos vírus como ferramentas de controle de doenças em plantas e estudos das relações vírus-hospedeiro.

Sérgio Oliveira De Paula
Sérgio Oliveira De Paula
Áreas de Atuação:
Imunologia, Virologia, Microbiologia aplicada, Doenças Infecciosas de Animais
E-mail:
depaula@ufv.br
⠀⠀
Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado (2001) e doutorado (2004) pelo Programa de Pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada – Bioagentes Patogênicos pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Viçosa e Coordenador do Laboratório de Imunovirologia Molecular do Departamento de Biologia Geral/UFV. Tem experiência na área de microbiologia e genética molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: genomas, dengue, SARS-COV-2, Zika, Mayaro, vacina, diagnóstico molecular, bacteriófagos e expressão heteróloga de proteínas. É orientador dos programas de pós-graduação em biologia celular (Capes 5) e microbiologia agrícola (Capes 7) da UFV. Atua como revisor de projetos de várias agências de fomento. Faz parte do corpo editorial e é revisor de vários periódicos nacionais e internacionais. Foi diretor executivo do centro tecnológico de desenvolvimento regional de Viçosa – CENTEV / UFV de 2015 a 2019. Foi integrante da Câmara de Ciências Biológicas e Biotecnologia – CBB da Fapemig de 2018 a 2020. Atual coordenador do Núcleo de Microscopia e Microanálise (NMM) da UFV.

Solimar Gonçalves Machado
Solimar Gonçalves Machado
Áreas de Atuação:
Microbiologia de Alimentos, Microbiologia de Leite e Laticínios, Microrganismos que deterioram alimentos
E-mail:
solimar.machado@ufv.br
⠀⠀
Lattes

Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Possui especialização em Produtos Lácteos e Qualidade pela École Nationale Supérieure d’Agronomie et des Industries Alimentaires – Nancy/França. Mestre em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Doutora em Microbiologia Agrícola pela mesma instituição com ênfase em Microbiologia de Alimentos. Atuou como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais onde ministrou disciplinas na área de Processamento de Leite e Derivados e Microbiologia Aplicada. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa.

Tiago Antonio de Oliveira Mendes
Tiago Antonio de Oliveira Mendes
Áreas de Atuação:
Biologia Molecular, Imunologia, Parasitologia, Farmácia, Bioinformática
E-mail:
tiagoaomendes@ufv.br tiagomgmendes@yahoo.com.br
Lattes

Possui curso técnico em Química pelo CEFET-MG (2004), Graduação em Farmácia pela UFMG (2009), Mestrado em Parasitologia pela UFMG (2011) e Doutorado em Bioinformática pela UFMG com período sanduíche no European Molecular Biology Laboratory (EMBL-Heidelberg, Alemanha). Foi residente Pós-doutoral do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG. Atualmente é Diretor Executivo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Biopark Educação (Toledo, PR). Foi Professor Adjunto do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV de 2016 a 2024. Membro do European Molecular Biology Laboratory Alumni Association, Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (mandato 2022 a 2026), Membro Ordinário da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), Membro da Sociedade Brasileira de Biossegurança e Bioproteção (SB3), Sócio da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C), Sócio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Membro da European Society of Clinical Microbiology and Infectious Diseases (ESCMID). Atua como orientador permanente do Programa de Pós-graduação em Bioquímica Aplicada (Conceito Capes 5) e do Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola (Conceito Capes 7), ambos da UFV e do Programa de Pós-graduação em Bioinformática (Conceito Capes 7) da UFMG. Desde 2019 exerce a função de Coordenador do Programa de Pós-graduação em Bioquímica Aplicada da UFV. Também foi membro titular do Conselho Universitário da UFV (2017-2021). Foi também Professor/Pesquisador Visitante em renomadas instituições internacionais, incluindo Instituto Pasteur (França) em 2016, Aberystwyth University (País de Gales) em 2017, Queens University (Irlanda do Norte) em 2018, Cornell University (Estados Unidos) em 2022 e CIRAD-Montpellier (França) em 2023. Foi integrante convidado da delegação brasileira do BRICS Young Scientist Forum em 2023 na África do Sul. Coordena o grupo de pesquisa Biologia Sintética e Modelagem de Sistemas Biológicos que desenvolve projetos relacionados a diagnóstico e controle de doenças infecciosas incluindo prototipagem e validação de testes de diagnóstico sorológicos e moleculares, identificação e otimização de novos compostos bioativos contra patógenos e desenvolvimento de vacinas. Entre os projetos desenvolvidos destaca-se a parceria com empresas privadas que incluem prototipagem de testes rápidos imunocromatográfico de fluxo lateral para diagnóstico de doenças como leishamanioses, doença de Chagas, doenças virais como Dengue, Zika e COVID-19 e parceria para desenvolvimento de vacinas contra multipatógenos como vacina tríplice contra zoonoses transmitidas por carrapato (erliquiose, babesiose e anaplasmose), patógenos entéricos de suínos (Lawsonia, Brachyspira, E. coli e Salmonella) e patógenos de bovinos. Também desenvolve novas tecnologias disruptivas para detecção e controle de agentes infecciosos incluindo dispositivos eletrônicos para quantificação point-of-care de patógenos em amostras biológicas utilizando fibras óticas funcionalizadas com anticorpos ou aptâmeros, abordagens de reversão de resistência bacteriana por edição de genomas utilizando CRISPR-Cas9 e desenvolvimento de bioplásticos de celulose com atividade antimicrobiana para eliminação de patógenos em efluentes e alimentos através do uso como filtros e embalagens. Na área de educação, é avaliador do MEC/INEP desde 2016 atuando em avaliações de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação e tecnológicos e avaliação de instituições de Ensino Superior.

Wendel Batista Da Silveira
Wendel Batista Da Silveira
Áreas de Atuação:
Biologia e Fisiologia dos Microorganismos, Microbiologia Industrial e de Fermentação
E-mail:
wendel.silveira@ufv.br wendbs@gmail.com
Lattes

É Doutor em Microbiologia agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), sendo que parte do doutorado sanduíche foi desenvolvido na Martin Luther Universität Halle-Wittenberg, Alemanha. O pós-doutorado, na área de engenharia metabólica, foi realizado na Chalmers University of Technology, Suécia. Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Microbiologia da UFV, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola da UFV, e Bolsista de produtividade em pesquisa 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordena projetos de pesquisa na área de Microbiologia Industrial e Biotecnologia relacionados à produção de biocombustíveis, metabólitos de interesse industrial e lipídios, como ingredientes para o setor de alimentos plant-based. Na área de Fisiologia de Leveduras, coordena projetos relacionados às respostas ao estresse por etanol, 2-feniletanol e ácido acético, bem como à regulação do metabolismo de açúcares, glicerol e lipídios em leveduras, empregando modelagem metabólica, genômica funcional e biologia de sistemas. É orientador de estudantes de Iniciação Científica e de Pós-graduação do Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola da UFV.