Estudantes promoveram atividades educativas no estande do evento por sete dias (Foto: NEMA)

Um grupo de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola (PPGMBA) e de graduandos vinculados aos laboratórios do programa está dedicando uma semana inteira à divulgação da microbiologia para a comunidade de Viçosa e visitantes. Coordenados pelo Núcleo de Estudos em Microbiologia Agrícola da UFV (NEMA), eles são os responsáveis pelo estande da microbiologia na 93ª edição da Semana do Fazendeiro, que se encerra nesta sexta-feira, com o tema “Crescimento econômico inclusivo e sustentável: um novo olhar para a agricultura”.

Em 12 horas de atividades diárias, os estudantes dividem com o público presente no evento informações sobre a diversidade dos microrganismos, despertando o interesse da comunidade pela ciência. A estimativa do grupo é que mais de mil pessoas passem pelo estande nesses sete dias de evento.

“Buscamos levar amostras do nosso cotidiano, de uma forma bem simples. A maior parte do público, até pela maneira que preparamos o espaço, é de crianças. Nós levamos microscópio para que eles possam visualizar dois fungos, e temos também algumas placas para demonstrar a presença de microrganismos em diferentes ambientes”, explica a estudante Thamylles Lima, secretária do NEMA. Entre as atividades realizadas também estão uma amostra da presença de microrganismos na ponta de lápis utilizados pelas crianças, assim como testes para detectá-los em diversos outros locais. “A gente leva umas plaquinhas e os visitantes colocam a mostra que quiserem ali para ver se tem microrganismos. É só deixar um minutinho, depois a gente leva pro laboratório e disponibilizamos o resultado online.”

Além de divulgar as atividades realizadas nos laboratórios vinculados ao PPGMBA, a participação na Semana do Fazendeiro é uma forma de conscientizar e ensinar sobre o mundo dos microrganismos. “As pessoas chegam lá com ideias errôneas de que os microrganismos são sempre maus e sempre causadores de doenças. Especialmente depois do coronavírus, é importante mostrar que sim, que alguns microrganismos são patogênicos, mas que outros contribuem para diversos processos, como a produção de alimentos, por exemplo.”

O grupo coordenado pelo NEMA soma cerca de 20 estudantes, além dos professores José Guilherme Prado Martin e Marliane de Cássia. Essa é a segunda vez que eles levam o estande à Semana do Fazendeiro, representando, além do PPG, o Centro de Ciências Biológicas (CCB)