Professor Maurício ministrou palestra na II International Conference of the GAT Research Program

O professor Maurício Dutra Costa, orientador do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola, visitou no final de junho o campus da Pontifícia Universidade Javeriana, em Bogotá, na Colômbia, onde participou da II International Conference of the GAT Research Program, grupo voltado para o desenvolvimento de terapias alternativas para tratamento de câncer. Maurício ministrou a palestra “Plant holobiont: associated microorganisms and their role in the synthesis of useful metabolites” no evento, que reuniu microbiologistas, botânicos, médicos, químicos e bioquímicos, entre outros pesquisadores. “O congresso durou três dias, e aprendemos muita coisa. Foi extremamente proveitoso, como vem sendo toda a parceria que temos há anos com esta universidade.” 

À frente do Laboratório de Ecologia Microbiana, o professor Maurício já esteve em outras duas ocasiões na Universidade Javeriana, onde desenvolve vários trabalhos em parceria com pesquisadores colombianos. “Desta vez, fui chamado para falar sobre a influência de microrganismos associados às plantas na produção ou na indução de metabólitos que possam ser usados no combate ao câncer. Levei pesquisas que temos aqui que mostram que microrganismos promotores do crescimento de plantas podem aumentar a produtividade destas plantas e elevar o rendimento da produção de metabólitos de interesse.” 

Na viagem, o professor também fez visitas técnicas, reforçou contato com professores colombianos e debateu projetos de pesquisa que são realizados com a colaboração entre as duas universidades. “Fizemos visitas técnicas ao viveiro de produção de mudas, visitamos o Laboratório de Fermentações, onde uma estudante orientada por mim, que faz cotutela na Universidade Javeriana, vai trabalhar nos próximos meses, e discutimos a realização de um curso aqui no brasil, em novembro.” Segundo Maurício, estão adiantadas as conversas para a vinda das professoras Lucía Ana Díaz Ariza e Balkys Esmeralda Quevedo à Viçosa, durante o Simpósio Internacional de Microbiologia e Biotecnologia

A visita do professor a Bogotá durou dez dias. A cooperação entre a Pontifícia Universidade Javeriana e a UFV já soma quase uma década, promovendo intercâmbio de estudantes e pesquisadores, bem como colaborações em eventos, pesquisas e bancas de defesa.