Acontece neste sábado, 14 de setembro, a primeira edição do “Microbiologia na Praça“, evento que vai levar a ciência produzida pelo Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola (PPGMBA) até a comunidade de Viçosa. A data foi escolhida em referência ao Dia Internacional do Microorganismo, celebrado em 17 de setembro.

Pela primeira vez, a comunidade de Viçosa vai poder ver de perto alimentos fermentados, microscópios utilizados nos laboratórios do programa, placas com microrganismos, quizzes e jogos interativos para crianças. “Vamos levar nosso material de trabalho, o que for possível em termos de recursos didático-pedagógicos, pensando em formas de transmitir informação para crianças de todas as idades e adultos”, diz o coordenador do PPG, professor Wendel Silveira. “A gente vem divulgando o programa de diversas formas, e agora sentimos a necessidade de ir até a população. E como estaremos na praça, a ideia é falar com todos os públicos, dando oportunidade a toda a comunidade para conhecer mais nosso trabalho e se aproximar do que fazemos dentro da universidade.”

O evento vai servir para que a população saiba mais sobre as linhas de pesquisa do programa e de que forma a microbiologia contribui para o dia a dia de todos nós. “O que a gente quer é demonstrar a importância dos microrganismos no nosso dia a dia. Esse encontro é algo que sempre pensamos em fazer, e agora conseguimos institucionalizar e nos organizar de forma que ele realmente aconteça. Nós vamos levar para o estante um pouco do nosso dia a dia, na expectativa de nos aproximarmos da comunidade e dialogarmos de forma mais direta.”

O “Microbiologia na Praça” será realizado por professores e alunos do PPGMBA e acontece na Praça Silviano Brandão, entre 9h e 13h.