Rodrigo e Lutecia assumiram a representação em junho e ficam no cargo até maio de 2024

Os doutorandos Lutecia Medina e Rodrigo Gonçalves Dias são os novos representantes discentes do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola. A dupla assumiu sua função neste mês de junho, e ficará por um ano no cargo. Dentre as atribuições dos representantes discentes está a atuação junto à comissão coordenadora na tomada de decisões e elaboração de estratégias para o desenvolvimento do programa. 

“No mestrado eu já tinha pensado na representação, e agora achei que era hora de viver essa experiência, ficar mais próxima dos estudantes e contribuir com o programa não apenas no ambiente de pesquisa”, conta Lutecia, pesquisadora do Laboratório de Microbiologia Ambiental Aplicada (LAMAP), coordenado pela professora Cynthia Canêdo da Silva.

“Estou aqui desde o mestrado, e com o tempo percebi um amadurecimento meu dentro do PPG. Quero, na representação, quebrar o tabu que ainda existe na relação dos alunos e professores. Existem várias demandas que os alunos trazem que são reais, que precisam de espaço, e para isso é preciso diálogo. Quero fazer esse intercâmbio, ajudar os alunos e quebrar esse distanciamento entre aluno e professor”, relata Rodrigo, orientado do professor Wendel Batista da Silveira, no Laboratório de Fisiologia de Microrganismos.

Uma das primeiras apostas da dupla é no aumento da informação a respeito do trabalho da representação. “Queremos aumentar a transparência do nosso trabalho, e pensamos em usar o nosso seminário semanal,momento em que está todo mundo reunido, para tratar de pautas importantes e para ouvir os estudantes”, conta Lutecia. Os representantes também planejam levar à comissão uma proposta para que sejam estudados ajustes no currículo e em algumas disciplinas, no sentido de diversificar as atividades e promover mais momentos de prática e experimentação. “Sentimos, por exemplo, uma grande carência de conhecimento em estatística, e por mais que outros departamentos tragam essa disciplina, seria interessante construir uma ementa que atenda às demandas dos experimentos do programa. Quem sabe a gente não consegue ter essa disciplina aqui? É uma demanda que a gente quer buscar atender”, adianta Rodrigo.