O Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola começa nesta semana mais um ciclo de palestras promovidas por seu programa de formação continuada. Neste primeiro semestre de 2025, os convidados são egressos do PPG, que vão dividir com os alunos e demais interessados suas experiências na construção de suas carreiras, após concluir seus cursos de mestrado e doutorado. 

“Essa é uma demanda que veio dos próprios estudantes, interessados em conhecer mais sobre a trajetória dos egressos e em ouvir dicas de como construir carreiras com perfis diferentes”, diz o coordenador do PPGMBA, professor Wendel Silveira. O programa de formação continuada foi criado para suprir essas demandas e garantir aos alunos o desenvolvimento de habilidades diversas, fundamentais para o mercado de trabalho, e que vão além do conhecimento em microbiologia.

O primeiro a conversar com os alunos será o pesquisador Vinícius Duarte, que atua hoje no Oslo University Hospital – Rikshospitalet, na Noruega. “Pra mim é muito gratificante poder voltar ao programa dando essa palestra. Acho que é um ciclo natural, o egresso deve voltar, mostrar o que está fazendo e estimular a nova geração.” Nesta quarta, 2 de abril, Vinicius vai contar porque optou pelo doutorado sanduíche e como foi a decisão de voltar ao exterior depois de concluído o doutorado em Viçosa. “Quero abordar as formas pelas quais podemos procurar esses caminhos, universidades, centros de pesquisa e bolsas de estudo na Europa. E deixar claro também o papel do programa, facilitando esse processo, em termos do conhecimento, da formação que ele proporciona.”

Na semana seguinte, em 9 de abril, quem retorna ao PPGMBA é João Batista Ribeiro, hoje pesquisador da Embrapa. Com mestrado e doutorado na Microbiologia, ele vai destacar o quanto os caminhos que ele trilhou dentro do próprio programa foram fundamentais para os anos seguintes. “Não só o programa me deu formação para aplicar o conhecimento adquirido, mas também para acompanhar a evolução do conhecimento, aprender coisas novas, e, inclusive, vencer os desafios que, inevitavelmente, aparecem.”

Por último, na quarta-feira 16 de abril, os estudantes conhecerão o pesquisador Gilberto Mendes, professor da Universidade Federal de Uberlândia. Ele vai tratar da transição de estudante a professor, dos desafios de atuar em um campus em construção, das experiências internacionais, e de outros pontos de sua atuação em ensino, pesquisa e extensão. “É legal quando a gente dedica um tempo a relembrar e sistematizar nossa trajetória. Esse olhar para o passado nos faz perceber quais foram os grandes marcos e desafios da carreira. Espero que, ao compartilhar essas histórias com os discentes do Programa, eu possa inspirá-los e motivá-los de alguma forma a continuar firmes na busca de seus objetivos e projetos.”

As palestras acontecerão via Google Meet, às quartas-feiras, às 16h.