O professor Mateus Ferreira Santana é o novo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola (PPGMBA) da UFV. Mateus, que é egresso do programa e atua como orientador desde 2017, foi eleito para ocupar a coordenação pelos próximos quatro anos, sucedendo o professor Wendel Silveira, no cargo desde 2022.
Formado em Ciências Biológicas pela UFV, Mateus cursou mestrado (2009) e doutorado (2013) pelo PPGMBA e, em 2017, retornou à universidade como professor do Departamento de Microbiologia, desenvolvendo estudos em torno de genômica, evolução, ecologia reversa e marcadores moleculares. “Posso dizer que conheço nosso programa há muito tempo, e sob diferentes pontos de vista”, conta ele, que nos últimos anos atuou também como coordenador do Curso de Ciências Biológicas. “Essa proximidade com o programa e a experiência como coordenador de curso construiu um caminho natural para que eu pudesse, agora, assumir a coordenação do PPG Microbiologia.”
A expectativa de Mateus é amadurecer as conquistas feitas pelo programa ao longo dos últimos anos e avançar em pontos importantes, com foco no estudante e na relação da microbiologia com o mundo atual. “Nós temos um trabalho reconhecido, somos referência, e precisamos trabalhar para nos manter nessa posição, sempre inovando, nos atualizando, dialogando com o que acontece na sociedade, e dando passos para evitar que nossa forma se torne obsoleta. A gente precisa trabalhar, o tempo todo, para se superar.”
Dentre os desafios iniciais dessa nova gestão, o novo coordenador destaca a atualização do regimento interno do programa, que precisa se adequar a mudanças promovidas pela própria universidade e pela Capes, e a realização do Simpósio Internacional de Microbiologia, (SIMB), no próximo ano. “Nos dois casos, quero uma participação bastante coletiva. Quero que as pessoas, inclusive estudantes, sejam ouvidas e que coloquem a mão na massa para promovermos as melhorias que precisamos e para realizarmos um grande evento.” A atenção às demandas pessoais dos alunos, bem como o cuidado com a saúde mental de toda a comunidade acadêmica, também fazem parte do planejamento de Mateus para os próximos anos. “Essa é uma questão importante e delicada, e vamos estar atentos a ela durante todo o curso, inclusive acompanhando os projetos desde o início, na tentativa de facilitar um desenvolvimento eficiente e confortável para o estudante.”
Ciclo cumprido
A participação coletiva e a proximidade com os estudantes estiveram também no centro das atenções nos últimos quatro anos, período em que o programa esteve sob coordenação do professor Wendel Silveira. “Como assumi o cargo no final do período de pandemia, compreendi que precisava abrir ainda mais nossos canais de escuta, para que pudéssemos fazer a transição de volta à nossa rotina presencial de forma serena e cuidadosa”, conta Wendel. Com esse pensamento, foi construído também o programa de formação continuada do PPG, com foco nas soft skills e nas demandas dos próprios estudantes. “Vejo que a gente avançou ainda ao estabelecer processos mais consistentes para um planejamento estratégico, e tivemos um salto em termos de comunicação, interna e externa, com mais matérias no site, mais informação nas redes sociais e a criação do nosso podcast.”
Deixar um comentário