A professora e pesquisadora Noemia Kazue Ishikawa, egressa do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola, lança nesta quinta-feira, 21 de dezembro, uma nova edição do livro “Embaúba – uma árvore e muitas vidas”. Publicado originalmente em 2016 em português, inglês e japonês, o livro mistura uma história real com conhecimento científico ao contar, para crianças, a experiência de uma professora e um grupo de alunos que pesquisam cogumelos nativos dos trópicos.

Agora, a narrativa contada por Noemia, hoje pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e por Takakazu Yumoto e William E. Magnusson vai chegar também a crianças indígenas do Brasil, por meio da tradução feita por Cristina Quirino Mariano, a Cris Tikuna, para a língua indígena Tikuna (Magütarawa). A nova edição traz, portanto, a história contada em quatro idiomas e ilustrada pela artista manauara Hadna Abreu

A tradução da obra para a língua indigena é uma das ações do projeto “Aldevan Baniwa: semeando histórias indígenas da Amazônia”, que tem como objetivo publicar mais livros em línguas indígenas. Os recursos para custear a tradução vieram de outro projeto, o “Redes de mulheres indígenas tradutoras e cientistas: conexões para uma educação transformadora em ciências no Amazonas”, aprovado pelo Programa Amazônidas – Mulheres e Meninas na Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisas da Amazônia – FAPEAM.

Como parte do processo, os autores enfrentaram o desafio de representar graficamente sons e combinações que ocorrem nas línguas indígenas e que eram ausentes nos teclados dos computadores. Dois jovens manauaras, Samuel Minev Benzecry e Juliano Portela, desenvolveram então o Linklado, um teclado digital para línguas indígenas. Hoje, o instrumento é utilizado inclusive para outras atividades dos povos indígenas. Os projetos “Aldevan Baniwa semeando histórias indígenas da Amazônia” e “Linklado: teclado digital para línguas indígenas” foram finalistas do prêmio Jabuti no Eixo Inovação – Fomento à Leitura, em 2020 e 2023, respectivamente.

O lançamento da edição acontece às 18h no Memorial Samuel Benchimol – Centro Cultural dos Povos da Amazônia, em Manaus. Estarão presentes os autores Noemia Ishikawa e William Magnuson, a tradutora Cris Tikuna, a ilustradora Hadna Abreu e os criadores do Linklado Samuel Benzecry e Juliano Portela.