Comitiva do PPGMBA reuniu estudantes, pesquisadores e professores

Mais de 20 pesquisadores, de oito laboratórios diferentes, estiveram representando o Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola no VI Simpósio de Microbiologia Agrícola, o Smagro, que aconteceu entre 9 e 12 de abril, em Piracicaba. Este ano, o tema do evento foi “Biodiversidade e Produção Sustentável”, e a programação contou também com outros três eventos paralelos: o IV Congresso Brasileiro de Microbiologia Agrícola, Agropecuária e Ambiental (CBMAAA); o XIII Encontro Nacional de Alunos de Pós-Graduação em Microbiologia da área de Ciências Agrárias (ENAP) e o XV Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Microbiologia Agropecuária.

Os 17 estudantes do PPG que faziam parte da comitiva apresentaram seus trabalhos na forma de pôster. A mestranda Thalya Furtado Lopes, do Laboratório de Imunovirologia Molecular, teve seu trabalho selecionado para uma apresentação oral. O trabalho “Isolamento e caracterização de bacteriófagos para diferentes espécies de Klebsiella” foi desenvolvido durante o TCC de outro estudante, José Junior Ferreira Soares, juntamente com outros pesquisadores do laboratório. “Obtivemos sucesso no isolamento de alguns bacteriófagos (que são vírus que infectam bactérias) para usar no controle de algumas espécies do gênero Klebsiella, que acometem pacientes imunocomprometidos, principalmente em ambientes hospitalares”, explica ela. “O evento contava com pesquisadores, professores e profissionais da área super gabaritados, e ter o trabalho selecionado para apresentação oral foi realmente uma surpresa muito agradável. Poder levar o nome dos meus colegas do Laboratório de Imunovirologia Molecular e do PPGMBA até a USP foi muito gratificante!”

O coordenador do PPG, professor Wendel Silveira, também comemorou a oportunidade de troca com os colegas de todo o Brasil, e destacou a reunião com os coordenadores de outros programas de pós-graduação em Microbiologia Agrícola. “Foi uma reunião fechada, na qual eu fiz uma apresentação do nosso programa, como outros coordenadores também fizeram. Compartilhamos as nossas experiências nesse período recente, desafios e planejamentos para trabalharmos melhor nossas ações no futuro.” Depois deste encontro, os coordenadores estiveram também com os estudantes, ouvindo suas impressões e demandas. “Promovemos um bate-papo com os estudantes sobre o que aconteceu nos últimos anos, desde a nossa última edição desse encontro de coordenadores e de estudantes, até hoje em dia. Nossa intenção é ouvir e trocar informações sobre nosso planejamento e foco para os anos seguintes.”

A estudante Lutecia Medina, representante discente do PPGMBA, esteve presente no Encontro de Estudantes em Piracicaba, com colegas dos programas de pós-graduação da  UFLA, ESALQ, UNESP de Rio Claro e UNESP/FCAV. “Esses encontros são extremamente importantes para colocarmos as demandas dos estudantes e as melhorias e avanços em cada programa. Discutir isso com diversos e diferentes programas agrega muito na busca de possíveis melhorias e também na luta pelos nossos direitos.” Segundo ela, entre os pontos discutidos estavam aumento do valor e o acúmulo de bolsas; egressos e mercado de trabalho; previdência para a pós-graduação e a relação entre os programas de pós-graduação e as empresas.

Lutecia também comemorou a oportunidade de participar do Smagro pela primeira vez, apresentando um de seus trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Microbiologia Ambiental Aplicada (LAMAP) em parceria com o Laboratório de Imunovirologia Molecular (LIVM). “É uma oportunidade para ampliar os nossos conhecimentos e fazer vários contatos com diversos pesquisadores e empresas. Essas relações são importantes para conversar e compartilhar ideias sobre nossas pesquisas em andamento e até mesmo em busca de novas colaborações. Foi inspirador ver como a comunidade científica estava unida em sua missão de encontrar soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pela agricultura moderna.”