A professora Poliane Alfenas Zerbini, orientadora do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola, foi uma das palestrantes do Congresso Internacional de Micologia, realizado entre os dias 11 e 15 de agosto, em Maastricht, na Holanda. Poliane foi convidada para apresentar aos micologistas resultados de suas pesquisas envolvendo vírus com potencial para infectar o fungo Sclerotinia sclerotiorum, um fitopatógeno cosmopolita que afeta diversas culturas agrícolas de grande importância econômica.

O Laboratório de Vírus, coordenado pela professora Poliane, trabalha com vírus que infectam fungos e bactérias fitopatogênicas. “Um dos objetivos do nosso trabalho é prospectar vírus para serem usados no controle de fitopatógenos. Recentemente, após diversos experimentos, identificamos alguns vírus sem capsídeo com grande potencial para o controle desse fungo. Nossos resultados sugerem que S. sclerotiorum é um nicho ecológico permissivo para a evolução desses vírus sem capsídeo. A presença de um grupo específico desses torna o fungo bem menos agressivo, com potencial para o uso desses vírus em estratégias de biocontrole. Além disso, a presença de uma grande diversidade desses vírus em um único hospedeiro torna esse sistema muito interessante para o estudo de evolução desse grupo de vírus“, explica a professora.

O convite para ir à Holanda veio depois que a professora apresentou outras contribuições do laboratório no Congresso Brasileiro de Micologia, realizado em fevereiro. “É uma experiência interessante levar esses resultados para o conhecimento de micologistas. Apesar da idéia de que os vírus podem modular diversas características de seus fungos hospedeiros não ser nova, somente recentemente isso passou a ser de grande interesse para a micologia. O trabalho em equipe com micologistas tem sido uma troca de conhecimentos muito rica e que pode ser muito interessante para ambas as partes.”

O trabalho apresentado por Poliane é parte da pesquisa de doutorado que está sendo desenvolvida pelo estudante Yam de Sousa Santos, aluno do PPGMBA, em conjunto com o egresso, também do PPGMBA, Rafael Reis de Rezende, atualmente pesquisador do laboratório.

O Congresso Internacional de Micologia é o maior evento da micologia, organizado pela International Mycological Association (IMA).