O Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola começa nesta semana mais uma etapa de seu programa de formação continuada, desta vez voltada para o desenvolvimento de relações saudáveis no trabalho. Estudantes e toda a comunidade acadêmica estão convidados a participar dos encontros presenciais com profissionais que trarão informação e proporcionarão um ambiente seguro para troca de experiências.

A primeira palestra será ministrada pela psicóloga Ana Flávia Remiggi Garcia, nesta quarta-feira, 25 de setembro. Ana Flávia vai abordar o tema da Autoresponsabilidade. “Vamos explorar a ideia do homem como autor do seu próprio ser: ao nos colocarmos como protagonistas de nossa história, podemos exercitar nossa consciência com liberdade, responsabilidade e consequências. Assim, podemos suavizar as projeções e frustrações que depositamos no outro, tendo a linguagem, nosso maior recurso como pessoas, como instrumento de comunicação, de forma assertiva e responsável para facilitar nossa relação com o mundo.”

Na semana seguinte (02/10), a professora Débora Madeira, do departamento de Direito da UFV, vai abordar a comunicação não-violenta, com foco na construção de um ambiente de trabalho mais proveitoso. “A comunicação é a chave das relações sociais de um modo amplo e, quando nos comunicamos para satisfazer o interesse do outro, a expectativa do outro, sem nos atentar para as nossas necessidades, pode ser que a comunicação se desenvolva sob o formato de ataque e defesa, o que pode bloquear a compaixão e, no caso das relações acadêmicas, o aprendizado, a produtividade e a saúde das pessoas envolvidas. A proposta é, portanto, apresentar aspectos gerais dessa ferramenta e dialogar com o corpo docente e discente sobre o tema.”

A terceira palestra (09/10) será ministrada pela psicóloga Fernanda Della Paula, que fala pela primeira vez ao PPG. Fernanda vai tratar do tema diversidade no ambiente acadêmico. “Lidar com aquilo que, para o sujeito em si, se apresenta como diferente é algo que traz muito incômodo. E, quanto mais espaço há para pessoas que não se identificam com essa lógica cis-hétero-normativa em nossa sociedade, maior tende a esse incômodo. Por isso, esse é um tema tão relevante, para que, no mínimo, o sujeito incomodado possa entender que ele tem que respeitar aquele que é diferente dele”, diz Fernanda.

“Todos esses temas foram trazidos para nós pelos representantes dos estudantes. Foi uma demanda que surgiu no semestre passado, e então começamos a trabalhar na busca por profissionais indicados para abordar esses temas nesse início de semestre”, conta o coordenador do PPGMBA, Wendel Silveira. A cada semestre, o programa vem buscando aprimorar seu programa de formação continuada, apostando na construção de habilidades que vão além do conhecimento acadêmico. “Temas como comunicação não-violenta e auto responsabilidade são habilidades que a gente precisa ter no nosso dia a dia, no nosso convívio com colegas do programa. É do interesse de todos que tenhamos oportunidade para aperfeiçoar essas relações interpessoais.”

As palestras acontecerão sempre às quartas-feiras, às 16h, no Auditório do Bioagro.