Acontece nesta sexta e sábado, em Viçosa, a primeira edição da Feira Fermentamóvel, realizada pelo Departamento de Microbiologia, com apoio do Departamento de Nutrição e Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola (PPGMBA) da UFV.
O evento marca o lançamento oficial do projeto de ciência itinerante Fermentamóvel — coordenado pelo professor do PPGMBA Guilherme Martin, do Laboratório de Microbiologia de Produtos Fermentados (FERMICRO). O objetivo principal do projeto é a difusão de informação sobre alimentos fermentados, não só em Viçosa, mas em diversas cidades da Zona da Mata, com o uso do Fermentamóvel. O veículo que dá nome ao projeto foi programado para percorrer diversos locais levando informação científica para a população.
Por meio das oficinas itinerantes, o projeto pretende difundir cada vez mais informação sobre a importância dos alimentos fermentados para a manutenção da saúde humana e capacitar mais pessoas para empreender, produzindo e comercializando os produtos fermentados de maneira responsável.
Nos dois dias da feira, haverá exposição, degustação e venda de produtos fermentados de toda a região de Viçosa, como queijos, pães e cafés. A programação também inclui a apresentação oficial do veículo do projeto Fermentamóvel, além de oficinas com temas diversos ligados a bebidas e alimentos fermentados. Todas as vagas para as oficinas já foram preenchidas.
O evento é aberto ao público, e é financiado, por meio do projeto Fermentamóvel, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFV e da Fundação Arthur Bernardes.
I Feira Fermentamóvel
Dias 24 e 25 de janeiro, sexta (das 18h às 22h) e sábado (das 9h às 17h).
No gramado das Quatro Pilastras do campus Viçosa
Deixar um comentário