Um experimento está sendo conduzido em casa de vegetação para avaliar se isolados bacterianos podem proteger mudas de bananeira contra Fusarium oxysporum f. sp. cubense (FOC), causador do mal do Panamá. O FOC é encontrado nas regiões produtoras de banana do mundo inteiro. No Brasil, diversas variedades de banana são suscetíveis a esta doença.

As principais formas de disseminação do fungo são o contato entre raízes de plantas sadias com plantas doentes, uso de material de plantio infectado, água de irrigação, de drenagem e de inundação, pela movimentação de solo, pelo homem e animais.

Este será o trabalho de conclusão de curso (TCC) da estudante de Agronomia Glauciane da Silva Rodrigues, e está sob orientação da Dra. Rita De Cássia Cerqueira Melo e supervisão da professora Maria Catarina Megumi Kasuya. Este projeto é parte do projeto financiado pelo Sítio Barreiras “Avaliação do efeito da aplicação de composto orgânico sobre as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo sob plantio de bananeira comercial e avaliação in vitro do potencial para a promoção do crescimento de bananeiras de isolados do gênero Streptomyces”. Fazem ainda parte deste projeto a profª Denise Mara Soares Bazzolli e os estudantes de doutorado Vagner Alves Rodrigues Filho, de mestrado Lilian Leal Lourenço e Dâmaris de Sousa Simões Gomes e de agronomia Raisa Marques.

Este projeto tem apoio financeiro do Sítio Barreiras, FAPEMIG, CAPES e CNPq.