Paul Langford, Denise Bazzolli, Janine Bossé e Andrew Rycroft estiveram juntos em duas semanas de trabalho em Viçosa

Os professores ingleses Paul Richard Langford, Janine T. Bossé e Andrew Rycroft realizaram em março, entre os dias 11 a 22, nova visita à UFV, recebidos pela professora Denise Bazzolli, coordenadora do Laboratório de Genética Molecular de Bactérias (LGMB -Bioagro/UFV) e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola (PPGMBA). A viagem é mais uma missão realizada como parte da parceria desenvolvida desde 2012 entre Denise e o professor Paul, envolvendo estudo de patógenos respiratórios de suínos, diagnóstico e desenvolvimento de vacinas, além do estudo de populações de Actinobacillus pleuropneumoniae e disseminação de genes de resistência a antimicrobianos por elementos móveis e vesidução.

“Já são mais de dez anos de trabalho conjunto, e é importante ressaltar que a partir desta parceria foi possível introduzir muitas inovações no PPGMBA, como pesquisas com RNAs pequenos reguladores de bactérias patogênicas, chaperonas de RNA de patógenos bacterianos, pesquisas envolvendo Galleria mellonella como modelo alternativo a animais e também foi o pontapé inicial para consolidarmos a nossa linha de pesquisa em vesículas extracelulares bacterianas”, ressalta Denise.

Durante a visita realizada em março, o professor Paul participou da School of Advanced Studies – Global Challenges for Animal and Human Health, realizada entre os dias 11 a 15 no CEAD da UFV e, em seguida, o trio se envolveu ativamente em discussões com o grupo de pesquisa coordenado por Denise. Paul também apresentou palestra para os discentes do PPGMBA, e realizou reuniões de pesquisa com o professor Tiago Mendes, orientador do Programa, e com a equipe de professores do PPG em Medicina Veterinária da UFV. “Foram duas semanas intensas de trabalho e atualização da pesquisa e com estabelecimento de metas para finalização de projetos e publicações”, conta Denise.

Desde Londres
Denise e Paul começaram a parceria de trabalho em 2012, quando a professora realizou seu período sabático na Imperial College London, no Departamento de Doenças Infecciosas Pediátricas da Faculdade de Medicina (St. Mary’s Campus). “Durante o período que trabalhei lá, Paul foi o meu supervisor nas atividades de pesquisa e me inseriu em pesquisas com a Dra. Janine Bossé, o Dr. Yanwen Li e outros professores, como o professor Andrew Rycroft, na época na Royal Veterinary College.” A parceria de trabalho foi sendo consolidada com a aprovação de projetos de cooperação internacional financiados por diversas agências de fomento, como Biotechnology and Biological Sciences Research Council (BBSRC), CNPq, Newton Funds e FAPEMIG, envolvendo, com o passar dos anos, outros pesquisadores, como a professora Anastasia Callaghan, da University of Portsmouth.

Antes deste contato, o professor Paul nunca tinha visitado o Brasil ou outra instituição brasileira de ensino e pesquisa. Desde então, ele e Janine já estiverem na UFV para missões por seis vezes, e Janine permaneceu em Viçosa por um período de seis meses, entre outubro de 2016 e maio de 2017, com um projeto financiado pelo CONFAP-UK Academies/Newton Funds e Fapemig. “Nesta ocasião, ela desenvolveu atividades de coorientação de pós-graduandos do PPGMBA e de IC no LGMB/Bioagro. O projeto de pesquisa envolvia o modelo alternativo a animais, Galleria mellonella e o estudo de mutantes bacterianos para a expressão de RNAs pequenos.” O professor Paul também coorientou, direta ou indiretamente, diversos estudantes de doutorado do PPGMBA, como Ciro Cesar Rossi, Monalessa Fabia Pereira, Newton Moreno Sanches e Giarlã Cunha da Silva.

Outro aspecto importante da parceria entre os professores é a participação de Paul e Janine nas edições do Simpósio Internacional em Microbiologia e Biotecnologia (SIMB), desde 2013 – com exceção da edição de 2023. Antes da pandemia, a última missão da equipe britânica à UFV havia sido em fevereiro de 2020.

“A parceria com o grupo liderado pelo professor Paul Langford representa para nós uma oportunidade ímpar de trabalhar com pesquisadores de renome internacional, principais investigadores da área de patógenos veterinários respiratórios. Representa desenvolver pesquisas na fronteira do conhecimento na área. Para os nossos estudantes e para o PPGMBA, representa a oportunidade de inserção no cenário internacional, do aprimoramento de técnicas e da possibilidade de discussão profícua em pesquisa. Os discentes têm oportunidade de aprimorar a língua inglesa e de vivenciar experiências em um ambiente de oportunidades e incentivo constante”, finaliza Denise.