A doutoranda Cleonice Aparecida Salgado escreveu o artigo durante a pandemia do Coronavírus

O artigo de revisão “Microbial lipases: Propitious biocatalysts for the food industry”, publicado em 2022, foi reconhecido pelo ResearchGate como publicação mais citada do Departamento de Microbiologia da UFV em janeiro de 2023. O artigo foi escrito durante a pandemia de Covid-19 pela doutoranda Cleonice Aparecida Salgado, com participação da bolsista de Iniciação Científica Clarissa Isabela Aparecida dos Santos e sob a orientação da professora Maria Cristina Dantas Vanetti

A revisão ressalta a importância das lipases de origem microbiana na indústria alimentícia, atendendo à crescente demanda por alimentos mais saborosos, com aromas e texturas que agradam os consumidores. Entre as informações destacadas no texto, estão as técnicas mais promissoras para a produção de lipases microbianas e as recentes aplicações nas indústrias de laticínios, óleos e gorduras, panificação e confeitaria, carne, sabores e aromas.

Leia o artigo aqui!

As muitas citações ao trabalho de Cleonice aparecem em revistas voltadas para biotecnologia e aplicação de enzimas em diversos setores, principalmente o alimentar. “Acredito que o grande número de citações se justifique pelo tipo de artigo, de revisão, e pelas muitas aplicações das lipases na indústria alimentícia. É uma área muito vasta, e tem havido um esforço geral para aprimorar e aumentar ainda mais a aplicação das lipases nos alimentos”, avalia Cleonice.

A doutoranda destaca que o grande interesse por essas aplicações, neste momento, se justifica pelo fato das lipases catalisarem diversas reações, ampliando o leque de aplicações nas indústrias alimentícias e de muitas delas já terem sua segurança certificada. “Algumas delas já foram reconhecidas com o status GRAS (Generally Recognized as Safe), que é um reconhecimento da segurança, ou seja, essas lipases podem ser usadas em diversos setores alimentícios sem risco à saúde do consumidor. A utilização destas enzimas nos alimentos tende a expandir nos próximos anos, porque o melhoramento dos tributos sensoriais dos alimentos está diretamente relacionado com a aplicação de biotecnologia, e o uso destas lipases é de viabilidade indiscutível.”

Desde o mestrado
As lipases são objeto de estudos de Cleonice desde o mestrado, concluído em 2019. Em sua dissertação, ela avaliou o potencial delas na biodegradação de gorduras do leite, produzindo sabores e odores indesejáveis. A maior contribuição do trabalho, no entanto, foi a identificar essa lipase como uma poliuretanase, que são enzimas que degradam poliuretanos, ou seja, polímeros plásticos. Agora, no doutorado, ela continua estudando as lipases, mas desta vez com foco na aplicação ecológica: o potencial de degradação de poliuretanos. “Essas enzimas são tão versáteis que são consideradas alternativas verdes para descontaminação do meio ambiente. Esse é um outro assunto que tem despertado muito interesse dos cientistas.”