A estudante Isabelle Gonçalves, da Universidade Federal de Viçosa, regressou no mês de setembro para o Brasil após concluir seu doutorado sanduíche em Quebec (Canadá).

Sua pesquisa foi sobre a diversidade de fungos micorrízicos arbusculares e seleção de microrganismos que favorecem a recuperação da vegetação em áreas afetadas pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), e foi realizada com a colaboração da professora Maria Catarina Kasuya.

Isabelle Gonçalves realiza seminário sobre sua pesquisa de Doutorado

Isabelle realizou um Seminário acerca do tema pesquisado para expor como é possível utilizar os microrganismos na recuperação da vegetação das regiões afetadas pela lama contaminada com os rejeitos da barragem. De acordo com a pesquisa, os fungos micorrízicos arbusculares formam associação mutualista com a maioria das plantas e, assim, influenciam no seu crescimento e adaptação a condições de estresses tanto bióticos quanto abióticos. Portanto, a restauração de ambientes impactados por resíduos minerários se torna mais viável e também é possível atingir um desenvolvimento mais sustentável do setor de mineração de ambos os países.