Dos 19 Laboratórios autorizados a realizar os testes de detecção do coronavírus em Minas Gerais, 6 são da Universidade Federal de Viçosa, sendo um deles o Laboratório de Vírus do Departamento de Microbiologia, coordenado pela professora Poliane Alfenas Zerbini.
O credenciamento foi realizado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
A expectativa é de que os resultados sejam liberados em 48 horas. As análises são feitas a partir de uma amostra coletada da secreção nasal e da garganta do paciente, onde é feita uma busca pelo material genético do SARS-Cov-2. A previsão é de que sejam realizados por volta de 200 testes por dia em pessoas com suspeita do vírus.
Segundo Poliane, desde o fim de fevereiro a UFV estava empenhada em conseguir a autorização para realizar os testes, visando atender a população da cidade e de municípios vizinhos. As equipes de trabalho que irão realizar os testes são formadas pelos coordenadores dos laboratórios e seus respectivos estudantes, que já estão habituados com as técnicas de manipulação de amostras virais.
Outros Laboratórios também fazem parte da Redelab Covid-19 do governo de Minas, como o Laboratório de Ecologia e Evolução de Vírus, coordenado pelo professor Francisco Murilo Zerbini (Departamento de Fitopatologia); Laboratório de Imunobiológicos e Virologia Animal, coordenado pelo professor Abelardo Silva Júnior (Departamento de Medicina Veterinária); Laboratório de Biotecnologia Animal, coordenado pela professora Simone Guimarães (Departamento de Zootecnia), e Laboratório de Genética Ecológica e Evolutiva, coordenado pelos professores Rubens Pasa, Karine Kavalco e Pedro Ivo Good God, do campus Rio Paranaíba. O Laboratório de Análises Clínicas da Divisão de Saúde da UFV, coordenado pelo farmacêutico-bioquímico Marcos Rodrigo de Oliveira, também atuará na rede.