O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola promove na próxima quarta-feira, 29 de março, palestra online com o professor doutor do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo Alan Angeluci.

A convite da coordenação do PPG, o professor Alan falará aos estudantes e docentes sobre “A comunicação do conhecimento científico em tempos de desinformação”. “Creio que, como cientistas, precisamos fazer nosso mea-culpa mais do que nunca. Não adianta fazer uma ciência distante do povo, de suas linguagens e de suas perspectivas de mundo; uma ciência que se coloca num pedestal de superioridade intelectual pouco tem a contribuir com a humanidade”, ele alerta.

Na conversa, Alan vai apresentar algumas das estratégias possíveis para uma comunicação científica eficiente, apresentando exemplos ao longo da história. “É importante esclarecer que as fake news são somente uma atualização diante das novas potencialidades do digital, mas sempre foram utilizadas ao longo da história. A receita da boa comunicação contra a desinformação sempre foi a mesma e permanece: conscientizar as pessoas, esclarecer sobre os vieses e sobre as manipulações escusas, sempre lembrando que a informação científica de qualidade deve ter como obstinação absoluta a ética e o interesse público”.

A palestra será às 16h e pode ser acompanhada neste link.